Escolha uma Página

Retenção de líquido

por | maio 11, 2018 | Recomendações | 0 Comentários

E aí, quem já sofreu com retenção de líquido?

Esse é um problema que acontece principalmente com o público feminino e pode ter várias causas, desde alimentação à hormônios. Se for muito frequente, é super importante investigar para conhecer o real motivo, ok? Acompanhamento multidisciplinar é sempre o mais indicado, ok?

Mas falando de alimentação, a retenção hídrica ocorre principalmente pela alta ingestão de sódio que muitas vezes passa despercebido, pois vem de brinde em vários produtos, como embutidos, industrializados e enlatados.

Quando consumimos em excesso, o sódio causa edema e nos sentimos inchados e pesados. Existem várias formas de pesquisar edemas, inclusive bioquimicamente, porém um jeito rápido e eficaz de perceber é através de um exame físico simples, que chama-se  “sinal de Godet”.  Ele consiste em apertar a pele com o polegar ou indicador (digitocompressão) em uma área óssea, como a canela ou o pé. Em seguida, observa-se se o local “afunda”, adquirindo a forma do seu dedo. Se houver retenção, é normal que demore alguns segundos para a pele voltar ao normal, desfazendo a depressão formada.


foto: jovemsulnwes.com.br

Identificado o edema, existem algumas estratégias nutricionais que podem ser utilizadas:

1) reduzir consideravelmente o consumo de enlatados, industrializados e embutidos;

2) não adicionar sal à mesa e  utilizar temperos naturais (alho, cebola, cebolinha…) em vez de prontos;

3) investir em frutas diuréticas, como melancia, melão, abacaxi, limão, pêra e maçã. Água de coco também é uma aliada;

4) tomar muita água ao longo do dia;

5) incluir na rotina chás diuréticos, como com a base de hibiscus, chá verde e carqueja (ATENÇÃO: consulte um nutricionista para saber se chás são ou não adequados para você!!!);

E sim, tem mais!!! Praticar atividade física regularmente e lançar mão de procedimentos como drenagem linfática também podem auxiliar na eliminação do edema e retenção de líquido. Mas lembre-se: tudo deve ser feito com acompanhamento! Tem ser uma equipe multidisciplinar ao lado é o melhor que você pode fazer por você!!!

Font: QueridaVidaSaudavel

Comentários
Yes No